Revista online: TradTerm

Esta é a TradTerm, uma revista online que apresenta uma série de artigos submetidos pelos participantes do simpósio de Quadrinhos em Tradução (realizado no XI Congresso Internacional da ABRAPT 2013/setembro, na Universidade Federal de Santa Catarina) e outros participantes interessados em questões relacionadas à prática e à reflexão da tradução de quadrinhos.

   "Após o simpósio, alguns dos participantes explicitaram suas percepções a respeito do fato de que estávamos diante de um tipo de tradução reconhecível, porém sobre a qual não dispúnhamos ainda, pelo menos no Brasil, de um corpo teórico e/ou de pesquisas que nos ajudassem e indicassem soluções para os problemas que os trabalhos individuais apresentavam. Mas a criatividade tem a liberdade de agir nestes casos e foi o que os participantes fizeram, foram criativos, e isto é possível perceber nos textos que se seguem.
   A partir da iniciativa da realização do simpósio, começa a se constituir um pequeno conjunto de propostas a respeito da tradução de quadrinhos. Somado a isso, pode-se perceber que se multiplicam teses, dissertações e artigos sobre o assunto, mas que se encontram dispersos entre as revistas acadêmicas e os bancos de dados das bibliotecas brasileiras, o que nos impulsionou ainda mais para a confecção do presente dossiê.
   A chamada linguagem dos quadrinhos não é a mesma da narrativa em prosa, e possivelmente esteja mais perto da narrativa poética e da propaganda. A reflexão sobre sua tradução não pode depender exclusivamente da tradição, ou tradições, de tradução. Ao mesmo tempo, sua prática é bastante difundida e o público dos quadrinhos no Brasil consome e depende proporcionalmente em um percentual muito maior da tradução do que de obras produzidas originalmente no país."

Formação de Tradutores

O Formação de Tradutores é um blog voltado para o iniciante na área da tradução que está em busca de informações a respeito dos cursos existentes no Brasil (de graduação e pós-graduação), do mercado de trabalho, do perfil do egresso e de assuntos relevantes para a sua formação enquanto profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário