Artigo: Procuram-se “Os Maiores Êxitos da Tela”: um estudo sobre a coleção de ficção traduzida da Editora Vecchi

A dica de hoje é o artigo escrito pela aluna Thaís Soranzo (graduanda em Estudos Literários pela UNICAMP) como tarefa de conclusão da disciplina "LA885 - Tópicos em Linguística Aplicada III" ministrada pela professora Érica Lima (UNICAMP) em 2016.

Procuram-se “Os Maiores Êxitos da Tela”: um estudo sobre a coleção de ficção traduzida da Editora Vecchi

Por Thaís Soranzo

Resumo: Em meio a um expressivo crescimento editorial no Brasil entre as décadas de 1930 e 1950, e a tantas coleções de literatura traduzida, a coleção “Os Maiores Êxitos da Tela”, publicada pela Editora Vecchi, parece não ter sido muito estudada no campo da tradução. O objetivo deste trabalho, portanto, será fazer um levantamento a respeito dessa coleção e compreender de que forma os seus critérios de tradução estavam relacionados às mudanças no cenário político, econômico e social da época. Buscando demonstrar que a atividade tradutória não envolve somente questões linguísticas, basearemos nosso estudo no conceito de “horizonte de expectativas”, aludido por Lauro Amorim, em torno da recepção por parte dos leitores de uma obra traduzida. Para tal proposta, o trabalho será dividido em três partes. A primeira contextualizará o período histórico e as mudanças no cenário cultural brasileiro, enquanto que a segunda focará o estudo dos anúncios da coleção encontrados em jornais e revistas do período. Em seguida, a terceira e última parte analisará alguns aspectos do primeiro ato de uma peça de Oscar Wilde, An Ideal Husband (1895), traduzida por Marina Guaspari e incluída em “Os Maiores Êxitos da Tela” (1949).

Palavras-chave: Editora Vecchi, Os Maiores Êxitos da Tela, Oscar Wilde, An Ideal Husband, Marina Guaspari

Baixe o artigo para leitura online clicando aqui!

Formação de Tradutores

O Formação de Tradutores é um blog voltado para o iniciante na área da tradução que está em busca de informações a respeito dos cursos existentes no Brasil (de graduação e pós-graduação), do mercado de trabalho, do perfil do egresso e de assuntos relevantes para a sua formação enquanto profissional.

Um comentário:

  1. Tenho um dos livros dessa coleção: Almas Perversas, de George de La Fouchardiére. Ninguém nunca ouviu falar nem do livros nem do autor.

    ResponderExcluir